segunda-feira, 13 de maio de 2013

Agora um acróstico...

Tema intrigante
Apinhado de
Bloqueios sociais em um
Universo estigmatizante

Creio que este pequeno acróstico já seja quase que suficiente para demonstrar minhas intenções com este blog. Sou psicóloga e tanto no consultório quando no dia a dia, com um olhar científico, observo que os tabus estão no cerne do sofrimento humano.
Tabus nada mais são que determinanções impostas pela vida em sociedade, determinações estas embasadas em aspectos culturais como a religião.
A religião é a maior fonte de tabus, uma vez que surgiu em meio ao caos e à barbárie, a fim de organizar e padronizar aspectos morais e comportamentais das interações sociais.
Para as religiões, em geral, existe uma receita para se alcançar a felicidade eterna, mas o meu objetivo aqui não é de discutir Religião, posto que "Fé é algo indiscutível, mas todo mundo tem que ter.". Ops... acho que isso faz da Fé um tabu. Por mais polêmico que este assunto seja, acho que não vamos escapar de discutí-lo, assim como teremos a oportunidade de discutir outros tantos assuntos polêmicos, como sexo e família.

Tabus são polêmicos em essência.

Este blog é, portanto, um convite à discussão de assuntos sobre os quais, em geral, não podemos conversar abertamente... assuntos que fazem silenciar, que geram rótulos, causam sofrimento e adoecimento.
Preparem-se para um papo leve e descontraído, algumas vezes um pouco chocante... sem citações de autores.
Preparem-se pra embarcar rumo à reflexão e ao crescimento, à compreensão dos outros e das suas necessidades, à compreensão de si mesmos e das suas necessidades.
Serão posts semanais sobre assuntos que estejam em voga na mídia, ou no meu/nosso cotidiano, o que permitirá que todos acompanhem e que eu também me organize para não faltar com este compromisso.
Sugestões e críticas serão aceitas e muito bem vindas por e-mail, entretanto, peço que as discussões se desenrolem nos comentários, para que possamos todos construir juntos.

Vai ser um sucesso! Vem, gente! :D